domingo, 8 de setembro de 2013

Sob as regras que vivemos: O Sistema

Nós estamos constantemente sob um mol de regras, sejam elas morais, sociais, econômicas, religiosas, políticas, jurídicas ou qualquer outro aspecto de nossas vidas. E quando estamos inseridos dentro de uma sociedade essas regras nos agradam ou não, concordamos com algumas, desprezamos outras, e como saldo, interagimos com elas, influenciando-as com nossos atos e sendo impactados por elas.
Nosso senso de liberdade é diretamente influenciado pelo senso de liberdade de outro, então a liberdade de sermos o que desejarmos tem sua restrição imposta a partir do momento em que escolhemos viver em sociedade. Parafraseando meu chará Nietzsche, "nos indivíduos, a loucura é raro, mas nos grupos, nos povos, nas épocas, é regra." - isso porque o desafio de vivermos harmonicamente em sociedade é um sonho que é perseguido utopicamente. Dos povos tribais às sociedades ditas modernas e seus atuais sistemas de regras, como democracia, monarquia, parlamentarismo, ditadura ou autocracias, ou algumas alternativas, como zeitgeist, ecovilas, ou ainda rústicos agrupamentos rurais isolados, sempre estaremos sob algum tipo de conjunto de regras estabelecidos e aceitos, ou tolerados, por nós, até um novo rearranjo cultural. Não há como escapar desse dogma social, então, sob qual sistema de regras você deseja viver?

Um comentário:

  1. Oi Fred,
    Vejo que não foi só a mim que o dia de ontem inspirou... rs. Falar sobre independência e liberdade nos faz refletir sobre os nossos conceitos e valores, mas também entender que por mais que lutemos contra o sistema jamais seremos totalmente livres... Por isso todos nós precisamos de uma dose de loucura em nossas vidas, pois só os loucos são livres e sobrevivem às regras sem angústias...
    Adorei!! Um grande abraço!

    ResponderExcluir